CLIQUES INVÁLIDOS (CLICK FRAUD)

CLIQUES INVÁLIDOS (CLICK FRAUD)

Será que você deve se preocupar com concorrentes clicando em seus anúncios?

NAO PERCA MAIS EM INVERSTIMENTO PARA OS CONCORRENTES!"

Frequentemente ouvimos de anunciantes que seus concorrentes têm o hábito de clicar maliciosamente em seus anúncios, para que a verba diária se esgote rapidamente.
Em alguns casos, é possível comprovar que algum comportamento incomum tenha de fato acontecido. Por exemplo, um anunciante hipotético costuma ter uma média de 1.000 cliques por dia. Em um determinado dia ou semana, percebe que, em poucas horas, foram atingidos esses mesmos 1.000 cliques. Em um outro exemplo, o anunciante possui uma conversão de meta de 10%. Os usuários que entram no site costumam preencher um formulário para solicitar mais informações de um produto. De repente, essa caixa cai para 0,5%. Um terceiro anunciante tinha uma taxa de rejeição (número de usuários que saem de seu site já na primeira página) de 20% e, de repente, passa a ter uma taxa de rejeição de 80%.

Causas não voluntárias de alterações no comportamento de cliques

Existem diversas causas naturais possíveis para esse comportamento atípico, como por exemplo:
  • Sazonalidade: Um site de ovos de páscoa possui um aumento significativo de tráfego na época da páscoa;
  • Um erro no site pode fazer com que os usuários não cheguem até a sua página de formulário;
  • Uma nova versão de navegador pode ser incompatível com o seu site;
  • O seu provedor está com problemas de lentidão no servidor.
Uma das formas de se identificar as origens dos cliques é por meio da análise dos logs onde está hospedado o servidor. Geralmente, é possível analisar os endereços IP dos visitantes e identificar a sua origem geográfica.

Click Fraud ou Cliques Inválidos

Vários anunciantes mal-intencionados costumam clicar inúmeras vezes nos links patrocinados de seus concorrentes com a esperança de acabar com o orçamento diário destes. Com isso, esperam aparecer em destaque, sem a presença da concorrência. Além disso, vários proprietários de sites que são remunerados pelas propagandas das suas páginasvia Google Adsense clicam repetidamente em anúncios que aparecem em seu site para aumentarem a sua receita. Não satisfeitos, incentivam amigos a fazerem o mesmo.
Vários destes anunciantese donos de sites mal-intencionados desenvolvem robôs (clickbots) ou ferramentas de automação de cliques para que isso aconteça automaticamente nos anúncios e assim conseguir com isso o aumento da receita ou prejudicar os concorrentes. Existem inclusive "associações" cujos membros recebem listas de sites para clicar e gerar receita a seus proprietários, em troca de um percentual da receita gerada. Um artigo da Business Week americana que aborda o tema Click Fraud estimou em US$ 1 bilhão o valor de cliques inválidos gerados em um ano, ou seja, entre 10 e 15% do total de receita gerada com cliques em 2005.
Esse mesmo artigo informa ainda que o FBI começava na época a investigar se essas práticas violam de alguma forma as leis federais americanas. Até aquele ponto, violavam apenas as diretrizes do Google, Yahoo, MSN e demais provedores de soluções de links patrocinados.
Nota: cliques inválidos acontecem na grande maioria das vezes na rede de Display, com indivíduos que capitalizam em cima de sites próprios com anúncios. Existe uma porcentagem bem menor de cliques inválidos gerados de links patrocinados na SERP (Search Engine Results Page).

O que fazer quando forem identificados cliques inválidos?

O Google procura identificar cliques gerados com o intuito de fraudar o seu sistema. Segundo sua definição, cliques inválidos são aqueles gerados por meio de métodos proibidos. Pelos cookies, endereços IP ou outros mecanismos, o Google ressarce os gastos obtidos por meio dos cliques inválidos. Para anunciantes, é possível verificar a taxa de cliques inválidos que os seus anúncios receberam habilitando a respectiva coluna nas informações de campanhas AdWords.
Para fazer isso, escolha a opção Desempenho da Campanha e, na opção Adicionar/Remover colunas, selecione Cliques Inválidos. O relatório mostrará o número de cliques identificados como inválidos pelo Google e o seu percentual em relação ao total de cliques.
Caso acredite que o seu anúncio tenha recebido cliques inválidos não identificados pelo Google, entre em contato com o suporte do Adwords.

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COMO FICAR BEM POSICIONADO NO ADWORDS

Não basta pagar mais para aparecer em primeiro!

Para entender como melhorar o posicionamento de seu anúncio no AdWords, é preciso primeiro entender como o o Google os classifica. Cada vez que uma busca é feita no Google, o Google procura em sua relação de anunciantes AdWords aqueles cujos anúncios sejam relevantes à palavra-chave buscada. Quanto mais relevante for o anúncio, maior a probabilidade de ele ser clicado por quem fez a busca. Uma vez selecionados os anunciantes que participarão do leilão da palavra-chave digitada, o Google classificará os anúncios baseado em 2 fatores macro:
  • Preço máximo que cada anunciante está disposto a pagar por clique para aquela palavra-chave.
  • Índice de qualidade da palavra-chave de cada anunciante.
Não basta apenas dar um lance maior por clique para aparecer na frente de outros anunciantes. O índice de qualidade foi o mecanismo que o Google encontrou para determinar algoritmicamente a relevância de anúncios, para que o usuário do Google seja servido de anúncios que sejam clicados mais frequentemente. A fórmula simplificada do posicionamento do anúncio é

POSIÇÃO DE UM ANÚNCIO = (preço máximo por clique) X (índice de qualidade da palavra-chave que disparou o anúncio).

O Índice de Qualidade é um dos fatores que fez do Google o queridinho de Wall Street, a máquina de ganhar dinheiro em que se tornou. Passou de ser a empresa com o melhor mecanismo de busca para ser a empresa que disponibiliza os melhores, mais relevantes anúncios de links patrocinados. O índice de qualidade é um valor dado a cada palavra-chave comprada pelo anunciante de links patrocinados e baseia-se principalmente na relevância de seus anúncios, palavras-chave e página de destino e é um dos fatores determinantes para definir se o anúncio aparecerá na 1ª ou somente na 5ª posição.
Dessa forma, o usuário do Google tem uma maior probabilidade de encontrar o que busca tanto nos resultados naturais como nos links patrocinados. E todos estes cálculos acontecem em uma fração de segundo!
Para descobrir seu Índice de Qualidade, siga o passo-a-passo logado em sua conta AdWords:
  • Entre na aba Palavras-chave
  • Clique em Colunas > Personalizar Colunas
  • Em Atributos adicione o ícone Índice de Qualidade
  • Índice de Qualidade
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